21 de julho de 2010

COMO COMO COMO COMO COMES v2.0

Se você é leitor assíduo (vai... pode rir que não vou ficar ofendido) deste `brog`, vai notar que o título deste post é um tanto familiar.

Faço menção a este outro aqui, no qual falei da promoção Brasília Restaurant Week (http://www.restaurantweek.com.br/), evento gastronômico que oferta entrada, prato principal e sobremesa a preços promocionais nos melhores restaurantes da cidade.

Mas não é exatamente da promoção que vou falar desta vez, mas sim sobre uma aula de como atender bem o cliente no seu restaurante. Para ficar bem didático, vou usar um esquema passo-a-passo:

1) Faça propagandas da promoção para trabalhar com a casa lotada;
2) Não contrate funcionários (e ingredientes) extras para lidar com o aumento de público;
3) Anote o pedido da mesa apenas pela metade;
4) Passe o pedido para o balcão apenas pela metade;
5) Demore 50 minutos;
6) Traga o prato principal antes da entrada;
7) Traga a entrada preparada de qualquer jeito, depois do prato principal;
8) Esqueça-se de trazer um dos pedidos da mesa;
9) Diga que o pedido esquecido está saindo e demore mais 20 minutos;
10)Receba com tranquilidade o pedido de cancelamento do pedido esquecido;
11)Discuta discretamente o cancelamento com o outro garçom;
12)Agora com o caixa e depois com o gerente;
13)Coloque o gerente para conversar com todos os funcionários (cozinha inclusive), para ver o que aconteceu;
14)Depois disso, coloque o gerente para, com humildade e polidez, se desculpar pela falha, explicando com sinceridade quais foram os problemas e assumindo os erros;
15)Reitere o pedido de desculpas e ofereça uma cortesia, oportunizando ao cliente, então chateado, aceitá-la, ou não;
16)Saia de cabeça erguida, tendo a certeza de que agiu com respeito e sinceridade, mas com a preocupação por ter frustrado clientes cativos.

Bom, para dizer a verdade, essa aula de atendimento honesto e profissionalismo não foi dada por mim, mas sim pelo gerente do 4Doze, um bistrô que fica na 412 Sul.

Verdade seja dita: em que pese o deslize, os caras merecem os parabéns pela postura com que lidaram com a situação. O que poderia ter resultado na perda de um cliente (e possivelmente propaganda negativa) certamente terá como resultado um fidelização ainda maior dele (e propaganda positiva) - o exato oposto.

Brasília precisa de mais lugares (e pessoas) com esse caráter.



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