8 de julho de 2010

Terra Nova





Terra Nova é um jogo de tabuleiro para 2 a 4 pessoas, com duração média de 40 minutos. A autoria é de Gaetano Evola e Rosanna Leocata.





Trata-se de um eurogame nos padrões clássico, com fator sorte nulo, tempo de partida curto, prevalência sempre da estratégia mais eficiente e tema "colado a cuspe". Para dizer a verdade, o tema é tão capenga e a mecânica tão limpa que várias pessoas chegam a contestar tratar-se de um eurogame, defendo, por isso, estar ele mais próximo de ser um jogo abstrado. No fundo, não estão de todo errado, mas o jogo fica longe de poder ser associado aos abstratos clássicos como damas, xadrez ou gamão.


O tema do jogo é a chegada de grupo de colonos e uma "Terra Nova", onde tentarão clamar para si os maiores e melhores pedaços de terra.



Basicamente o que os jogadores tentam fazer é se apossar de áreas de terra movimentando suas peças (miniaturas em madeira de colonos) e colocando cercas (hexágonos em madeira) para demarcar os espaços.



O jogo começa com as peças de colono sendo colocadas, em turnos, no tabuleiro. Depois de todas em "campo", em cada turno, os jogadores tem 3 ações. A primeira é sempre mover um dos colonos (que podem movimentar qualquer número de casa, desde que em linha reta). As outras 2 ações podem ser:

1) movimentar um colono (o mesmo que movimentou, ou qualquer outro - só que em outra direção), ou;

2) colocar uma cerca (obrigatoriamente adjacente a um colono que acabou de ser movimentado).


Disso abstraem-se os todos os movimentos possíveis do jogo: (MMM - mover, mover e mover); (MCM - mover, cercar e mover) e (MCC - mover, cercar e cercar). Há ainda o importante detalhe de que uma vez movida, a peça não pode retornar para a casa em que iniciou o movimento.


Existem tipos de terrenos diferentes (floresta, lago, montanhas, campo, etc.). Quando uma área (terreno) é completamente cercada, quem quer que tenha a maioria de peças dentro daquela área faz pontos com base numa fórmula interessantíssima: a) se é apenas um tipo de terreno cercado, multiplica-se o número de casas cercadas por 3; b) se 2 tipos, multiplica-se por 2; c) 3 tipos, não multiplica nada. O resultado é o tanto de pontos feitos. Se mais de 4 tipos de terrenos forem cercados, considera-se que a área não está fechada e a divisão deve continuar.


Se o número de colonosdentro d e uma área cercada der empate, dividem-se os pontos (arredonda-se para baixo). O jogo termina quando: a) não houver mais área para ser cercada; b) apenas um jogador puder mover as peças (o que é bem possível de acontecer, já que faz parte da estratégia travar as peças dos demais jogadores).


O jogo ganhou o Premio Archimede em 2004, que é um prêmio dado a cada 2 anos, na Itália, para os melhores projetos/protótipos de jogos.


Para um jogo de regras extremamente simples, Terra Nova tem uma densidade estratégica impressionante. Você pode focar em inúmeras formas de tentar "pegar carona" com os adversários, seja se aproveitando das cercas por ele colocadas, seja entrando nas áreas para dividir a pontuação (ou mesmo com mais gente, para roubar os pontos). Além disso, é possível forçar pontuações dos outros jogadores apenas para reduzir o número de peças dos oponentes, colocar cercas para reduzir a pontuação dos adversários, bloquear movimentos e por aí vai...


Os componentes são de altíssima qualidade e, embora pudessem ter feito de forma abstrata (como muitos dizem), capricharam bastante na arte do jogo. Cores vivas, detalhes e terrenos bem detalhados não apenas embelezam, como facilitam na hora da contagem para a pontuação. Nada daquelas porcarias de plástico fedorento (que algumas empresas nacionais são mestres em fazer, ou mesmo a ridícula onda de peças em E.V.A que algumas produtoras menores estão usando).


Notem o detalhe da ilustração em um dos tipos de terreno.



Aqui dá para ver bem os detalhes de cores, ilustração e acabamento dos componentes. Pelo preço que cobram no jogo, chega a ser impressionante!



Com esse nível de produção aliado ao prêmio que o jogo ganhou, você deve estar imaginando que o preço é bem salgado, né? Engano seu. Há lojas na Europa que o vendem por 7 Euros. A média, em dólar, fica em torno dos USD 12,00. Quanto cobram num Jogo da Vida por aqui mesmo?


Mais um que vale a pena conhecer. Ou, quem sabe, comprar e dar de presente.

;)






* Fotos: http://boardgamegeek.com

I truly believe that the use of the photos/videos here would fall under the "fair use doctrine". This is meant to be a fan post, like many others out there. This is informational purpose only. I'm not selling anything on the site and I don't wish to be sued. I do this for the love and enjoyment of gaming. Neither do I seek to do damage to the owners, and I believe, if anything, this blog would do the opposite. If you feel somehow harmed by any of these photos/post/text or by the fact that I simply posted them, please let me know - I`ll delete them. If you are the owner of any of these and you would like them to be removed from here, I will do that. Thank you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário