28 de janeiro de 2010

Stand up Comedy

Ontem fiz um programa bem inusitado com uns amigos. Fui a um show de comédia de palco, ou, se quiserem americanizar, "stand up comedy".

Para quem não conhece, funciona mais ou menos da seguinte forma: um gente-fina-sem-noção sobe num palco, pega um microfone (ou fala gritando) e fica falando abobrinhas lá em cima para a galera rir.

A revelação é que nunca gostei desse tipo de comédia. A série de tv por assinatura "Seinfeld", famosa pela característica de os episódios começarem com um pedaço de uma das apresentações em palco de seu ator principal, nunca me agradou justamente por conta desta abertura. Até mesmo outras comédias de palco tidas como fenômenos da comédia nacional dos últimos tempos, o grupo Melhores do Mundo (tudo bem que é teatro, mas meio que fica dentro do gênero) não me chama muita atenção. Acho as piadas forçadas demais e pouco espontâneas. (É... Não tem jeito. Sei que toda vez que falo algo assim, um leitor procura por fotos minhas aqui no blog para poder me parar na rua e tomar satisfação - quem sabe me dar uns sopapos. Ainda bem que não tem mais nenhuma foto minha por aqui. Eu acho...). Mas é assim mesmo, a verdade é dura!

Mas o fato é que tinha tempo que eu não ria tanto quanto ri ontem. Foi um tipo de diversão bem semelhante às mesas de jogos (não os convencionais - quem acompanha o blog já deve ter sacado), com o pessoal se sacaneando e falando besteira um para o outro, que adoro. Não sei se pelo fato de estar presente e sentir "o clima" do lugar e de todos, mas as piadas, chacotas, estereótipos, preconceitos, trocadilhos e forçação de barra realmente fazem muito sentido e soam muito engraçado! E o interessante é que quanto mais familiar a situação, mais engraçada ela fica.

Ficou a impressão de que o esquema não é para qualquer um: a pessoa tem que ser muito despojada para subir ali no palco e abrir o verbo. Uma coisa que identifiquei que funciona muito bem é não ter melindres na língua (tampouco o público pode ter no ouvido): um palavreado bem colocado sempre tira risadas do pessoal. Não tem jeito: o povo gosta é de ouvir é merda, caralho!

Quando cheguei em casa, no clima, liguei o computador para assitir a uma apresentação dos Melhores do Mundo pelo youtube, para ver se achava engraçado. Não achei. Não sei o que é, mas, talvez, esse tipo de humor, para mim, não funcione na telinha/teatro. Não sei se é apenas isso, porque permaneceu a impressão de um humor muito roteirizado, impressão que não tive no "ao vivo", além de achar que a apresentação pra um público muito graned anula o intimismo e proximidade que o stand up aparenta ter. Mas, claro, tenho consciência de que isso pode ser por causa de empolgação de um programa diferente, que foi super divertido.

Então fica a dica para vocês irem conhecer o projeto. Rola toda quarta-feira, a partir das 20h30, num bar-restaurante (acho que está mais para restaurante) chamado Heat, que fica ali perto do Liberty Mall, literalmente entre as duas concecionárias (Citroen e Chevrolet, se não me engano) ali na frente. Os caras são realmente talentosos e levam jeito para a coisa! Arestas ainda precisam ser aparadas? Talvez sim. Mas, de verdade, curti muito mais as piadinhas, ali, "ao vivo", do que as da galera já conhecida nacionalmente, que bombam na internet.

Um comentário:

  1. foto sua tu nao bota, mas parar sosias na rua e pedir pra bater foto, pode??

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir