12 de novembro de 2010

Cleopatra and the Society of Architects



Não estava nos planos, mas nessa semana surgiu a oportunidade de comprar o joguinho e não hesitei. Eu já tinha uma quedinha pela qualidade da produção e apelo visual dos componentes (confesso, um dos meus fracos), mas o que pesou mesmo na hora de decidir foi a dupla de criação: Bruno Cathala e Ludovic Montblanc. A meu ver, os melhores designers de jogos modernos no mercado atual. Nada – absolutamente nada – que joguei dos caras até o momento deixou a desejar (seja jogo leve – Dice Town, médio – Cyclades, ou mais pesado – Senji). Inclusive, no meu TOP 10 de jogos, eles dominam em disparado.

Mas chega de falar dos designer. Esse post é para apresentar um pouquinho do jogo.

Basicamente o que se faz no jogo é coletar recursos para tentar construir o palácio da Cleópatra e arredores. Cada jogador assume o papel de um arquiteto que vai tentar fazer isso. Obviamente (digo, não tão obviamente assim, como verão ao final), quem constrói mais ganha mais pontos e vence.



As regras são super simples. No seu turno, você só tem duas opções: a) ir ao mercado (pegar recursos), ou; b) construir algo. Ou um, ou outro. No caso de construir, se conseguir construir 2 ou mais coisas no mesmo turno, ganha-se bônus na pontuação.

Agora existem duas sacadas geniais no design do jogo que, para mim, provam que a dupla de criação é a melhor que existe mesmo! A primeira é que antes de o jogo começar, para formar o deck de cartas do mercado (que serão compradas durante a partida), divide-se o baralho em 2, vira um de cabeça para baixo e embaralha tudo – no bom e velho jeito que irrita os jogadores de canastra. Com isso, a medida que as cartas vão saindo no mercado, não se tem absoluta certeza do que será obtido numa compra.

A outra grande sacada é que durante a partida vão aparecendo recursos e/ou personagens que tornam determinadas ações mais eficientes que as demais. Uma carta convencional, por exemplo, lhe garante 1 madeira. Contudo, há cartas especiais que lhe garantem 2 de uma só vez. E como há um limite pequeno de cartas que podem ficar na mão, obviamente 1 carta lhe garantindo 2 recursos é bem melhor que as demais. Só que isso não vem de graça. As cartas mais eficientes te corrompem – é como se você arranjasse um jeitinho escuso para tirar vantagem. Só que isso não passa desapercebido.

Toda vez que se usa uma dessas cartas, pega-se um medalhão de corrupção e coloca, escondido, numa pirâmide pessoal, para representar que com a sua ação despudorosa você cultuou um deus “ruim”. E não é sempre que você pode olhar o que tem nessa pirâmide, o que emula que, com o tempo, você mesmo vai perdendo a noção do tanto que se corrompeu.


Para mitigar isso, podem existir momentos no jogo em que você faz oferendas aos sacerdotes para se purificar e livrar de corrupção. Mas essas oferendas são justamente pontos de vitória. E mais, quem oferta pouco, fica ainda mais corrompido (pelo jeito porque está aquiescendo com a situação de ser corrupto e sequer tentando se tornar um pouquinho mais puro...).


Ao final do jogo, a Cleópatra vai descobrir as falcatruas (cada um revela o que tem dentro da pirâmide) e é aí que vem o último toque de mestre do jogo: se você for o mais corrompido, não independente de ter mais pontos do que os demais jogadores; servirá de alimento aos crocodilos e CRÉU! Nada de vitória pra você!



Os compontentes, como sempre, são de qualidade sem igual.



Mais um excelente jogo leve, com duração média de 1h30, e que coloca a pulga atrás da orelha, te fazendp perguntar: “por que diabos o mercado nacional não abre os olhos para este setor”?



________________

*

Images: boardgamegeek.com

I truly believe that the use of the photos/videos here would fall under the "fair use doctrine". This is meant to be a fan post, like many others out there. This is informational purpose only. I'm not selling anything on the site and I don't wish to be sued. I do this for the love and enjoyment of gaming. Neither do I seek to do damage to the owners, and I believe, if anything, this blog would do the opposite. If you feel somehow harmed by any of these photos/post/text or by the fact that I simply posted them, please let me know - I`ll delete them. If you are the owner of any of these and you would like them to be removed from here, I will do that. Thank you!



Nenhum comentário:

Postar um comentário